quinta-feira, 26 de julho de 2012

HOMEM MORRE SOTERRADO NA CIDADE DE UTINGA.




Imagem ilustrativa

O senhor  Maximino Damasceno, de 58 anos , natural e morador da cidade de Utinga, morreu após um acidente de trabalho ocorrido em uma localidade conhecida como Pau Pebas, que fica próxima do povoado de Riachão de Utinga, zona rural do município. Segundo informações da imprensa local,  a vítima trabalhava em uma área de extração de areia quando foi soterrado durante um deslizamento de uma banca de areia. Ele foi desenterrado por colegas de trabalho e socorrido ao Hospital Municipal de Utinga mas, segundo consta, já chegou à unidade de saúde sem vida. Seu Maximino morava no bairro Santa Luzia, em Utinga e deixa esposa e filhos.

Com informações  do radialista Eliseu Aquino, Rádio Cultura AM de Utinga.

Dono de garimpo na Serra da carnaiba é indiciado por homicídio culposo

A Policia Civil, através do delegado Delmar Bittencourt, já concluiu o inquérito policial sobre a tragédia ocorrida na Serra da Carnaíba,no município de Pindobaçu, fato registrado no dia 21 de abril, onde cinco garimpeiros morreram ao despencar de uma altura de aproximadamente 150 metros.O proprietário do Garimpo, Sivaldo Pereira do Nascimento (Bolinha), e o gerente do local, Gildásio dos Santos (Cabeção), foram indiciados por homicídio culposo, enquadrados no artigo 121, 29 e 69 todos do código penal.

As vitimas identificadas como sendo Edivaldo Araujo Cerqueira, Antonio dos Santos Cardoso, Silvino Benicio de Souza, Arnaldo Conceição de Almeida e Edivaldo Cardoso de Alcântara, trabalhavam no Garimpo denominado Deus é Amor, de extração de esmeraldas, desciam diariamente através de um elevador até a mina.Durante a investigação, chamou atenção da policia, os depoimentos de dois funcionários, o operador do guincho, Joventino Carvalho da Silva, e José Gonçalves, o Fio.

Joventino contou que as cinco vítimas se preparavam para descer, e ele deu o toque para o cabo de aço subir e centralizar para iniciar a descida, ligando o motor do guincho.
Ao puxar o freio, uma porca que segura o parafuso que faz parte do freio de mão soltou, e o cabo de aço começou a descer em alta velocidade. Disse ainda que tentou uma segunda opção, acionando uma outra trava com os pés, mas quando acionou saiu faísca de fogo por conta do atrito, e ele não teve mais condições de para o cabo de aço… Ao ser perguntado pelo delegado, se sabia informar as causas do acidente, o guincheiro respondeu… Que acha que se tivessem apenas duas pessoas não haveria o acidente, e quem determina a quantidade de pessoas que vai descer para trabalhar são os responsáveis pela mina… Joventino também declarou em depoimento… que após o acidente viu BOLINHA determinar a pessoa conhecida como FIO, para colocar a porca no lugar com objetivo de esconder o que tinha acontecido… que quando a perícia chegou a peça com defeito tinha sido colocada no lugar. O guincheiro contou ainda que nunca recebeu nenhum tipo de treinamento, e a manutenção somente era feita quando qualquer uma das peças estivesse imprópria para o uso. O depoimento de José Gonçalves, o Fio, confirma o que declarou o guincheiro. As alegações dos indiciados, BOLINHA e CABEÇÃO, segundo o delegado não foram convincentes, tendo em vista que o equipamento utilizado é nitidamente inapropriado para transportar seres humanos, e que foi constado pela perícia flagrante desrespeito as normas regulamentadoras NR2- Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração… O delegado Delmar Araújo Bittencourt, não indiciou o guincheiro, já que não ficou provado que seu comportamento deu causa ao acidente.O caso agora é com a justiça.


Fonte: BLog do walterley

Mulher é encontrada morta em Ipirá


Um corpo em decomposição foi encontrado na tarde desta quarta-feira feira (25) no município de Ipirá. O cadáver, completamente devorado pelos urubus foi localizado por populares na estrada do Monte Alto.


De acordo com informações de peritos e agentes da polícia civil, o corpo é de uma mulher que trajava uma saia preta. De acordo com delegado titular do município Carly de Oliveira, o corpo aparentava está há oito dias no local, devido o estado de putrefação. Não foi possível saber a causa da morte, disse o agente da polícia civil.


O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, a fim de ser necropsiado,


Blog Central de Polícia

SERROLÃNDIA-BA: 24ª CIPM RECEBE VIATURAS PARA RENOVAÇÃO DE FROTA

                      


Nesta quanta-feira a 24ª Companhia Independente de Polícia Militar recebeu três novas viaturas, em andamento ao processo de renovação de frota das guarnições do PETO que atendem as cidades que fazem parte da área de cobertura da 24ª CIPM. Estas somam-se à outras quatro viaturas recebidas semana passada, fazendo um total de 7 unidades, que substituem as viaturas GM Blazer's que eram utilizadas pelo PETO e que estão sendo devolvidas à empresa LM Transportes. Segundo informações do Capitão  Samuel, da 24ª CIPM, a troca das viaturas se dá em cumprimento a uma das cláusulas do contrato fechado pela empresa LM com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que previa esta substituição após dos anos de uso das guarnições GM BLAZER's, entretanto, friza o capitão, esta é apenas uma substituição, não se soma nenhuma nova viatura a mais na quantidade das que prestam serviço aos municípios que fazem parte de nossa área de atuação. As antigas estão sendo devolvidas, espera-se que mais viaturas cheguem como investimento no reforço do número de guarnições da 24ª daqui há alguns meses, quando então poderemos resolver a situação de alguns municípios que estão sem viaturas ou com unidades inoperantres. As novas guarnições são da marca FORD, 4X4, com air bag e cabine dupla. Das sete, duas já estão em atuação em Jacobina, uma foi para Capim Grosso, uma para Miguel Calmon, e ontem, as três que chegaram foram enviadas para as cidades de Serrolândia, Quixabeira e Várzea do Poço.

Emerson Rocha / Bahia Acontece.