quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Homens que oram

Fonte: Revisa Enfoque Gospel
Rose Guglielminetti

Como fez por toda a sua vida, Daniel se prostrou para orar. Não havia compromisso mais importante para esse homem do que dobrar os seus joelhos, três vezes por dia, e render graças ao Deus todo-poderoso. Aquele dia, porém, era diferente. Pairava sobre a cidade um decreto que poderia levar à morte pessoas que fizessem petição a qualquer deus.

Firme em suas convicções, e mesmo sabendo que a sua fidelidade ao Senhor poderia custar a própria vida, Daniel não se importou. Em seu quarto, onde as janelas davam para Jerusalém, orou ao Senhor. Esse gesto quase lhe custou a vida. A contragosto, já que o seu preferido foi pego em franca transgressão de uma regra real, o rei Dario teve que jogar Daniel à cova dos leões. Todos conhecem o desfecho: a fidelidade e a misericórdia do Senhor alcançaram Daniel e o livraram da morte.

Esse episódio, além de mostrar que Daniel era um homem de oração, também ilustra que a Bíblia está permeada de histórias de homens que dobravam seus joelhos e recorriam ao Rei dos reis pelos mais diferentes motivos: busca por libertação, misericórdia, sabedoria, bênção e conhecimento, entre outros. Essa realidade, porém, parece estar distante dos homens de hoje. Não que eles não orem, mas, em geral, são as mulheres que predominam no ministério de oração nas igrejas.

O escritor e presidente do Centro Mundial de Oração, Peter Wagner, observou que das pessoas que identificam seu chamado principal como sendo de intercessão, 80% são do sexo feminino. Aqui no Brasil, há o ministério Desperta Débora, que reúne mais de 45 mil mães (biológicas, adotivas e espirituais) de qualquer denominação. Elas dedicam 15 minutos por dia para orar por seus filhos. O objetivo desse ministério, que possui 12 anos, é promover um despertamento espiritual na vida da juventude brasileira.

O QUE É O DESPERTA DÉBORA?

Em 1995 nascia o movimento idealizado pelo pastor Jeremias Pereira durante Consulta Global sobre Evangelização Mundial (GCOWE 95), promovido em maio daquele ano em Seul, Coréia do Sul. Nesse encontro, a igreja coreana consagrou cem mil jovens de diversas denominações para a obra missionária. “Era um dia chuvoso e frio e, num daqueles momentos de clamor, uma jovem perto de mim estava com a testa no chão. Em oração, ela se oferecia como mártir para que ao menos uma pessoa da Coréia do Norte entregasse sua vida a Cristo. Ao ouvir aquilo, chorei como um menino e desejei que algo semelhante acontecesse no Brasil”, lembra Pereira.
Ainda em Seul, ele procurou o pastor Marcelo Gualberto e juntos oraram por isso. De volta ao Brasil, após várias reuniões entre os dois e Ana Maria Pereira, esposa de Jeremias (já falecida), foi lançado um movimento de oração direcionado às mães. “Entendi que nenhum movimento missionário começa sem oração. E ninguém ora por um filho da mesma forma que uma mãe”, afirma ele.

O movimento tem o objetivo de reunir mães biológicas, adotivas e espirituais de qualquer denominação comprometidas em orar 15 minutos por dia para que haja um despertar espiritual na vida de seus filhos e de toda a juventude brasileira. O nome do projeto veio da passagem bíblica de Juízes 5.12, quando Débora, uma mãe, se levantou para defender Israel. Ela disse para si mesma: “Desperta, Débora, acorda!”

Se a busca de Deus por meio da oração é inerente ao homem e à mulher de igual modo, por que os homens não assumem o seu posto? Para o pastor Osmar Ludovico, é possível que hoje os homens tenham assumido o espaço da pregação, restando às mulheres a oração como forma de se expressarem verbalmente na igreja. Outro fator que pode explicar o envolvimento das mulheres com a oração é o fato de elas serem mais sensíveis que o sexo masculino nas questões afetivas e do coração. A compaixão, outra característica do sexo feminino, também as faz intercederem mais pelos outros. “Os homens se tornaram mais racionais e pragmáticos”, diz Ludovico.

Mentor e idealizador do Desperta Débora, o pastor Jeremias Pereira alerta: “O que a ala masculina está esperando para arregaçar as mangas e iniciar o exército “Desperta Daniel”?”

Mentor e idealizador do Desperta Débora, o pastor Jeremias Pereira concorda com o seu colega. “Para ser intercessor, é necessário ter o coração compassivo e sensível, característica maior das mulheres. Os homens, por terem os corações mais durões, quando recorrem a Deus já percorreram um longo caminho”, avalia ele, que é pastor da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

O vendedor ambulante Luiz Carlos da Silva conserva ao seu lado uma pasta. Não se trata de catálogos ou folhetos de produtos, mas folhas e mais folhas de pedidos de oração. Silva faz parte do grupo dos homens que oram. Não são raras as ocasiões em que ele já ficou mais de três horas ajoelhado. “O mais importante é descobrir o prazer da presença do Senhor. A intercessão pelo outro vem como conseqüência. Às vezes, durante a oração, oro por algo que não havia pensado. Depois anoto e passo a interceder porque sei que é da vontade de Deus”, diz.

A prática diária da oração, para Silva, é herança do ensinamento da liderança de sua igreja. “Meu primeiro pastor era um homem que não apenas orava, mas pregava muito sobre oração e céu, e quase nada de prosperidade. Lembro que, na época (1971), ele tinha um grupo de amigos que se encontravam para orar. Aprendi com ele”, revela. Os motivos que afastam os homens da oração? “Trabalho e correria do dia-a-dia”, resume.

Para o pastor David de Mello Junior, líder de cerca de mil adolescentes da Igreja do Nazareno, em Campinas (SP), é justamente a falta de consistência espiritual dos pais que acaba refletindo na formação espiritual dos adolescentes. “Muitos pais não sabem transmitir a mensagem porque a igreja, em alguma proporção, não se norteia em princípios claros da Palavra para a responsabilidade familiar. Isso gera nos pais a procura por fórmulas, paliativos, técnicas para solucionar o cotidiano. O rumo deve ser o que Deus nos legou através da vivência familiar de oração, reflexão bíblica e orientação espiritual na comunhão”.
A falta de vivência familiar de oração acaba refletindo na formação dos filhos, pensa o pastor David de Mello Junior

CAMINHO DE VOLTA

Quando oram menos do que deveriam, os homens cometem uma falha grave: deixar de ser o líder espiritual do seu próprio lar, já que a Bíblia orienta que eles devem dobrar seus joelhos para buscar orientação de Deus. Se um homem não ora, como poderá ser líder espiritual? Com isso, pode estar abdicando de seu papel e de sua autoridade espiritual.

Ludovico ressalta que os homens têm que fazer um caminho em direção ao coração e à afetividade. “A busca de Deus através da oração é sempre uma pálida resposta ao grande amor com que fomos amados. É desejo de estar com Aquele que nos ama de forma absoluta e completa”, diz.

Mas orar não é pedir em prol do próprio conforto pessoal, mas desfrutar da companhia de Deus. Quanto mais amamos a Deus, explica Ludovico, menos necessidades urgentes e circunstanciais se tem. “A vida de oração se torna comunhão e amizade com Deus. Orar é entrar na comunhão da Trindade”, explica o pastor, acrescentando ainda que Tereza D´Ávila, religiosa e escritora espanhola, nascida em 1515, fez a seguinte oração: “Que nada te perturbe, que nada te apavore, tudo passa, só Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem tem Deus, nada lhe falta, só Deus basta”.

Presidente da Igreja Sara Nossa Terra, pastor Robson Rodovalho até concorda que as mulheres são mais abertas ao mundo espiritual e que freqüentam mais as igrejas do que os homens, e aceita a tese de que a ala feminina ora mais. Para ele, a falta dessa intimidade com Deus é um aspecto da vida moderna. “A sociedade de hoje é muito agitada e cheia de compromissos. Isso atrapalhou muito o devocional e a comunhão que as pessoas deveriam ter com Deus. O homem de hoje não tem tempo de orar como deveria”.

Jeremias Pereira alerta que para que homens orem mais, é preciso que haja mais liderança e mentoria. “É urgente um despertamento de homens, sejam jovens, adultos, idosos ou crianças, para a oração. Então, o que a ala masculina está esperando para arregaçar as mangas, assumir seu lugar nessa guerra, e iniciar o exército “Desperta Daniel”?

Agora é oficial: Saulo Fernandes confirma saída da Banda Eva

Reprodução
Foto: Reprodução
                                   
Na noite desta terça-feira (7), Saulo Fernandes confirmou o que muitos sabiam. Ele vai deixar o grupo Eva, que comandou por mais de 10 anos. Em entrevista ao BATV, da TV Bahia, o cantor foi sucinto quanto questionado pela jornalista Wanda Chase se o Carnaval de 2013 seria seu último à frente do grupo de axé. Encabulado ele apenas respondeu: "É, verdade, Wandinha". A entrevista completa com o artista vai ar nesta quarta-feira (08), durante o Bahia Meio Dia. à noite, no show do Eva na Concha Acústica do TCA, Saulo oficializa a sua saída para o público e os fãs da bandaComenta-se nos bastidores do axé que Felipe Pezzoni, da banda Mil Verões, irá substituir Saulo, mas nada foi confirmado ainda. Recentemente, um dos integrantes da banda revelou à reportagem do iBahia, que assim que o cantor deixasse o Eva, os músicos os seguiriam em sua carreira solo. "Não posso adiantar muito sobre a situação. Ele vai divulgar em breve, mas com certeza ele vai levar todos da banda com ele", revelou o músico, que preferiu não se identificar.
 
Trajetória
Saulo passou a comandar o Eva em 2002, substituindo Emmanuele Araújo. Durante seu período no grupo, o músico agregou à seu currículo diversos prêmios como destaque no Carnaval em Salvador, entre outros. Um dos momentos especiais da trajetória do cantor na banda foi seu CD 'A Casa Amarela', em 2008, gravado ao lado de Ivete Sangalo. As músicas do disco, voltadas para o público infantil, foram de autoria dele e de Veveta. Além disso, Saulo foi um dos principais responsáveis pelo sucesso dos CD's 'Veja Alto, Ouça Colorido', 'Lugar da Alegria' e 'CNRT', atual disco de trabalho do grupo e que o músico ajudou a compor a maioria das músicas. Durante o período em que esteve à frente do Eva, Saulo conseguiu imprimir sua marca no grupo, compondo belíssimas canções, além de trazer consigo uma legião de fãs e admiradores. As informações são do Correio.

Polêmica: Homem desmente bispo e diz que padre tomava cerveja

Foto: Reprodução
                                                                       
Um homem identificado como Aberlindo Miranda da Silva resolveu escancarar o que sabe sobre a vida do padre Iuri Santana de Almeida, pároco de uma localidade na região de Itaguaçu da Bahia. A declaração, feita na Rádio Caraíbas FM nesta segunda-feira (5), gerou grande polêmica e abalou católicos da região.
 
Indignado com o silêncio do padre sobre o acidente de carro que vitimou sua prima Valdinéia Miranda da Silva, 29 anos, que viajava com o religioso, Aberlindo, disparou: “Ele destruiu toda a família Miranda. Ele chegava na casa da minha sogra aliciando (ela), iludindo ela, que é uma pessoa de 70 anos. Chegava lá e comprava cerveja e ela assava peixe. Ele bebia cerveja lá. Tem mais fato lá dentro da cidade que todo mundo sabe”, disse o homem.
 
Homem desmente bispo
Aberlindo também comentou o depoimento do bispo diocesano de Barra, Dom Luiz Flávio Cappio, em uma emissora de rádio da cidade. O bispo explicou que o padre foi à cidade de Lapão pegar um patrocínio que recebeu para a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Itaguaçu. “No retorno, próximo à localidade de Rio Verde, ofereceu condução para a mulher que aguardava na pista, e infelizmente aconteceu essa fatalidade”, disse ele.
 
Para Aberlindo, o bispo não falou a verdade. “Ele disse que o padre tinha dado carona a ela (Valdinéia), no Rio Verde e não foi verdade. Ela pegou um carro do amigo da gente de Barreiros até Central, depois de Central a gente não sabe para onde ela foi, o que realmente aconteceu”, disse. “A gente já descobriu que não tem nada de patrocínio em Lapão”, completou.
 
Entenda o caso
Na manhã de terça-feira (30/10), o padre Iuri Almeida conduzia um carro Golf, placa DQZ-9512, acompanhado da jovem Valdinéia Santana. Em um trecho que dá acesso ao aeroporto de Irecê, na BA-432, seu carro colidiu com outro e  Valdinéia morreu na hora. O padre sofreu lesões na coluna e foi hospitalizado. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente. (Irecê Repórter)

Ônibus da empresa Águia Branca fica atolado na ladeira do açude em Várzea do Poço


No inicio da noite desta terça-feira, 6 de novembro de 2012, o ônibus da empresa Águia Branca, que faz linha de Salvador a cidade de Serrolândia, ficou atolado e com dificuldades para subir em uma ladeira que fica próxima ao açude Municipal.
Durante a tarde, a chuva voltou a cair em Várzea do Poço e região, e por esse motivo a estrada que liga Várzea do Poço a Mairi, ficou com muita lama, prejudicando a passagem dos transportes.
www.varzeanoticia.com.br

Estado de Minas: Corpos de vítimas de tragédia que matou sete em Alterosa são velados

                                  (Jornal dos Lagos/Divulgação )
                                      Adicionar legenda

São velados na manhã desta quarta-feira os corpos de trabalhadores rurais que morreram em um grave acidente na terça-feira na MG-184, em Alterosa, no Sul de Minas Gerais. Sete pessoas morreram na tragédia e outras 38 ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região. O veículo levava trabalhadores rurais de Conceição da Aparecida para Alterosa e a suspeita é de que um pneu dianteiro estourou e o motorista perdeu o controle da direção. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o ônibus passou direto numa curva da estrada, caindo num barranco de pelo menos 10 metros de altura.

Havia 45 passageiros no coletivo, que ficou bastante danificado. O ônibus, com placa de Alfenas, tombou de lado. Com o impacto, todos os vidros foram quebrados e a carroceria ficou bastante amassada no lado esquerdo, inclusive no teto. Alguns passageiros foram lançados para fora com seus pertences e um dos mortos seria o motorista.
Ainda estão internados dois pacientes na Santa Casa de Guaxupé, dois na Santa Casa de Passos e outros feridos na Santa Casa de Alfenas. No Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas, permanecem 18 vítimas, sendo quatro em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

Veja a lista de vítimas e os locais de velório dos lavradores:

-Ana Lúcia da Silva Terra, 36, moradora de Alterosa e conhecida como Ana da Pedrina. Ela morreu no local do acidente e o velório ocorre em casa.
-Maria das Dores de Jesus, moradora de Alterosa e conhecida como Maria do Tião Lauro. Ela morreu a caminho do hospital e o velório ocorre em casa
-José Vitor da Silva morador de Alterosa e conhecido como José Vitor Leoné. O velório ocorre na Igreja da Nossa Senhora da Aparecida
-Hélio Moraes Menezes, 50, morador de Alterosa e conhecido como Botinho. O velório ocorre na Igreja da Nossa Senhora da Aparecida
-João Teodoro da Silva, morador de Alterosa e conhecido como João Dourado-Velando. O velório ocorre em casa.
-Silvana Luiz Gonçalves. Ela nasceu no Norte de Minas e o translado para sepultamento será feito para cidade de origem. O corpo é velado na Igreja da Nossa Senhora da Aparecida
-Maria do Amparo Pereira conhecida como Maria do Maranhão. O corpo dela ainda está no Instituto Médico Legal (IML)

(Com informações de Paula Sarapu)

PR: Jovem que enrolava maconha com folhas da Bíblia é preso.



É comum na casa de muitos brasileiros cristãos existir uma Bíblia na estante da casa. Porém na casa do jovem Leonardo Gonçalves de Oliveira Fávaro, 20 anos, o livro sagrado na estante não era um instrumento de demonstração de fé, mas um meio de enrolar a maconha.

O jovem que foi preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, na tarde quinta-feira (1), em Curitiba (PR). De acordo com a polícia, ao ser questionado por que a Bíblia estaria rasgada, Leonardo não hesitou em contar que usava o papel, fino e maleável, para enrolar o baseado e fumá-lo.


O caso foi descoberto em uma patrulha realizada no bairro em que Leonardo mora. A polícia suspeitou das atitudes do jovem, abordando-o na rua, e encontraram um pouco de maconha em seus bolsos, na esquina de sua residência.

Quando foram até a casa de Leonardo, para que ele buscasse um documento de identificação, os policiais localizaram mais 100 gramas da droga e um revólver. O tenente contou que viu uma Bíblia aberta na estante com muitas folhas rasgadas, levantando a suspeita.

Além de traficar a droga, Leonardo emprestava a casa para que seus clientes viciados também consumissem o entorpecente no local. Por causa disto, a casa já tinha duas denúncias feitas ao Narcodenúncia, da Polícia Militar, com detalhes do endereço, do nome e descrição física de Leonardo. Lá dentro, os usuários usavam a Bíblia para fumar maconha.

Leonardo foi levado em flagrante por tráfico de drogas ao 7º Distrito Policial. Ele já tem antecendentes criminais por roubo, ameaça e lesão corporal. (Christian Post)

Casal de namorados é executado em Irecê

Os corpos do casal de namorados Daniele Santos Silva e Francisco de Assis da Silva Júnior, ambos de 17 anos, foram sepultados em clima de revolta e comoção no final da tarde desta terça-feira (6), no Cemitério Público de Irecê. “Eu quero justiça, meu filho era um menino bom e inteligente, não sei por que fizeram essa maldade com ele”, disse, emocionado, o pai Francisco Silva Júnior.

O casal foi executado na noite de ontem (5), na rua Guararapes, em um bairro conhecido por Lagoa do Tió. Daniele, que segundo familiares estava grávida, tinha acabado de sair da escola e retornava para casa de moto com o namorado. No trajeto, foram executados com quatro tiros de revólver calibre 38.

 
A adolescente foi atingida por dois tiros, um nas costas e outro no coração. O rapaz foi alvejado na altura da nuca e nas costas. Os dois não resistiram e morreram no local.

Testemunhas narraram à polícia que o casal foi perseguido por um ou dois homens em uma moto. Os delegados Ciro Carvalho Palmeira e Maria José são os responsáveis pelo caso e traçaram uma linha minuciosa de investigação.(Irecê Repórter)

Homem tenta matar a mãe a machadadas e termina morto pela polícia

Um homem foi morto pela polícia no início da manhã desta segunda-feira (5), por volta das 11h, na localidade conhecida como Sorocaba, zona rural de Serrinha, ao tentar matar a própria mãe a golpes de machado.

Segundo a Central de Comunicação da Polícia Militar (16º BPM), uma equipe foi chamada para atender a ocorrência e encontrou Valnei dos Santos Ribeiro, 31 anos, agredindo a mãe Jovelina dos Santos Ribeiro, 56 anos, com um machado. Os PMs ainda tentaram negociar e imobilizar o indivíduo, porém sem êxito.Descontrolado e obstinado, o homem atacou e aplicou o primeiro golpe na cabeça da mãe que, mesmo caída, conseguiu se defender do segundo golpe. “Na hora que ele levantou o machado ela colocou o braço esquerdo na cabeça para se defender e teve fratura exposta. Por muito pouco o cara [Valnei] não abriu a cabeça dela”, comentou um policial que participou da ação.
Com o objetivo de proteger a mulher, os PMs dispararam o primeiro tiro, mas o rapaz continuou a agressão até receber o segundo. Ainda com vida, Valnei foi levado pelos próprios policiais para a emergência do Hospital Municipal (HM) de Serrinha aonde já chegou morto. O corpo foi removido e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

Jovelina foi internada no HM e não correr risco de morrer. Em conversa com o repórter Renny Maia da Rádio Continental, ela disse que estava dentro de casa quando foi atacada pelo filho que, segundo declarou, sofre com problemas mentais e estava sendo acompanhado pelo Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) de Serrinha.


Segundo o delegado Fábio Silva, coordenador da 15ª Coorpin, Valnei já havia sido preso em dezembro de 2010 por tentar matar a mãe e um irmão com um facão.


As informações e fotos são do site Clériston Silva.

Homem é morto a golpes de chave de fenda em Juazeiro.

O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta segunda-feira (05) no bairro Nova Esperança, em Juazeiro. Segundo a polícia, o corpo que estava com perfurações de chave de fenda foi identificado como sendo de Adalberto Ventura Santos. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Juazeiro e aguarda por parentes para identificação. (Revista do Vale)

Dona Canô é internada em Salvador com sintomas de gripe

Dona Canô comemora 105 anos neste domingo (16). (Foto: Egi Santana/G1)
Dona Canô comemorou 105 anos em 2012
(Foto: Egi Santana/G1)
A matriarca da família Veloso, Dona Canô, de 105 anos, foi internada na tarde de segunda-feira (5) no Hospital São Rafael, em Salvador. De acordo com os filhos Rodrigo e Mabel Veloso, Dona Canô saiu da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, por recomendação médica após apresentar sintomas de gripe com febre.
"Ela está bem, graças a Deus, não teve mais febre nem tossiu mais desde que chegamos. Ela permanece no hospital porque aqui temos mais assistência, ela pode ser medicada e passar por exames", diz o filho Rodrigo.

Criança atravessa estrada sem olhar e morre atropelada em Baixa Grande


Divulgação

Foto: Divulgação

A garota de nove anos, Nívea Macedo Santana,  que morava na Fazenda Caldeirão, no município de Baixa Grande, morreu na tarde de ontem (6) após ser atropelada.

Segundo informações, a criança desceu do transporte escolar e ao retornar para o veículo, para pegar  um material que tinha esquecido, atravessouestrada da fazenda sem olhar e foi colhida por uma motocicleta que passava em alta velocidade.

Nívia morreu na hora. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT).