segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Homem morre e 57 pessoas passam mal após comer churrasco em Itapuã

Reprodução/Correio

Foto: Reprodução/Correio

O pedreiro Edson de Araújo, 53 anos, era frequentador assíduo da Churrascaria e Pizzaria do Galego, em Itapuã. A última vez que comeu foi segunda-feira e, logo após, começou a sentir-se mal. Passou a semana sendo atendido em hospitais e, ontem, foi enterrado no Cemitério Municipal de Itapuã. “Meu pai era um homem saudável. Depois de comer no Galego começou a vomitar, a sentir dores no estômago”, conta Anderson Araújo, filho de Edson, que morreu na tarde de sexta-feira no Hospital Municipal Professor Jorge Novis, em Lauro de Freitas, após o primeiro atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Hélio Machado, em Itapuã.
 
Mas esse não se trata de um caso isolado, pelo menos outras 44 pessoas procuraram atendimento na UPA de Itapuã ao longo da última semana após comer na churrascaria, segundo confirmou ontem a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Na rede estadual de saúde, pelo menos seis pessoas buscaram atendimento nos hospitais Roberto Santos e Eladio Lasserre,  duas no Hospital da Bahia e seis no Hospital do Aeroporto. Ou seja, foram pelo menos 58 pessoas internadas após comer no restaurante
 
Um dos casos mais graves é o do marido e sogra de Ana Patrícia  dos Santos. “Eles estão internados no Hospital da Bahia. Minha sogra, em janeiro, fez uma cirurgia para tirar um tumor do pâncreas. Ela tem a saúde frágil e está sofrendo muito com diarreias e vômitos desde quando comeu galinha com maionese da churrascaria com meu marido”, conta.
 
Amigos e parentes de Edinho Pipoca, como era conhecido o pedreiro, estiveram ontem no restaurante após saber da morte. O dono do estabelecimento disse que aguardaria o resultado da necropsia para dar assistência à família, segundo conta os parentes. “Ontem (sexta) foram várias pessoas de noite, queriam quebrar tudo, não fizeram isso por causa de duas viaturas da PM”, afirma Anderson. A família da dona de casa Maria de Fátima Pereira da Silva também passou mal. Ela, o filho e o marido tiveram os mesmos sintomas que Edson e foram atendidos no  Jorge Novis.
 
Maria comprou na segunda-feira marmitas com feijão fradinho, arroz, saladas de maionese e à vinagrete, carne, calabresa e frango. Após o almoço começaram os sintomas. “Foi muita dor na barriga, nem me segurava em , ficava quase que desmaiando e muita diarreia, que ainda estou até hoje. Meu esposo ainda está de cama”, contou. Eles gastaram cerca de R$ 80 de medicamento, que foi custeado pelo dono do estabelecimento. “Ele (o Galego) está dando socorro às pessoas, pagando medicamento”, diz Maria.
 
A subcoordenadora da vigilância sanitária de Salvador, Carina Queiroz, esteve ontem na churrascaria e após vistoria no local determinou sua interdição temporária. “Entregamos aos donos um termo de interdição até que sejam concluídas as investigações sobre a causa desses internamentos de pessoas que dizem ter passado mal após comer aqui”, explica Carina, que encontrou irregularidades sanitárias na churrascaria. A equipe da vigilância recolheu alimentos que foram produzidos no restaurante nos dias 29 e 30 de novembro.  O laudo deve ficar pronto em 15 dias.
 
O CORREIO procurou os responsáveis pelo estabelecimento, mas ninguém quis falar. Um funcionário se limitou a dizer que “está ajudando as famílias”. Ontem, segundo a SMS, apenas uma criança permanecia internada na UPA de Itapuã. A assessoria  do Hospital Roberto Santos se recusou a passar informações sobre o caso por se tratar do final de semana, mas pelo menos três pessoas estão internadas segundo relatos de familiares. a Secretaria da Saúde do Estado disse que pode fazer o levantamento nos seus hospitais amanhã. Algumas das vítimas registraram boletim de ocorrência na 12ª Delegacia (Itapuã), que investiga o caso. As informações são do Correio

TIO DE JOGADOR DE FUTEBOL MORRE EM ACIDENTE COTE COM ANIMAL NA PISTA.



O senhor Valder Couto Cerqueira, de 48 anos, morador do povoado de Angico de Mairi, morreu após colidir a moto que conduzia, uma Honda CG 150 de placa DOA 1659, com um jumento na BA 417, próximo a fazenda Binezinho no início da noite de ontem. De acordo com o sobrinho da vítima, Wilson, seu tio com a cunhada na moto, de nome Eliene, e não conseguiu desviar do animal a tempo. Valder teve morte instantânea. A mulher foi socorrida ao hospital de Serrolândia onde recebeu atendimento médico.

Wilson Bispo, sobrinho da vítima.
Wilson, que é jogador de futebol, estava revoltado com a morte do tio. Já andei por várias regiões do Brasil mas fico impressionado com a quantidade de animais na pista que encontramos aqui. No início da semana um outro parente meu bateu o carro em um jegue na pista. Felizmente ele não se feriu com gravidade, mas meu tio não teve a mesma sorte. É preciso que alguém tome providencias para punir estes irresponsáveis.

Da redação.

NOTÍCIA DE SUPOSTA QUEDA DE AVIÃO AGITA A CIDADE DE SAÚDE.

 
A notícia de que um avião havia caído em uma das serras que rodeiam o município de Saúde durante a início da tarde deste domingo deixou a população da cidade em alvoroço. Fomos informados por moradores do município que disseram ter visto um rastro de fumaça no céu que e em seguida uma coluna de fogo e fumaça no cume da serra.
Estivemos em Saúde hoje a tarde e não se falava em outra coisa no lugar. Afim de confirmar a informação trilhamos uma estrada de chão que eventualmente levaria ao local apontado da queda acompanhados de alguns motociclistas da cidade mas tivemos que voltar pois o local e de dificílimo acesso. Entretanto duas pessoas que estavam em um garimpo próximo do lugar das chamas relataram que o fogo era originário de uma queimada e que não viram nenhum avião cair. Até o momento a infromação não se confirma, mas segundo consta, o corpo de bombeiros de Sr. do Bonfim teria sido comunicado do fato e poderia se dirigir até o local do suposto acidente para averiguar a o caso. Aguarda-se informações mais detalhadas.

Da redação.

Tremedal, na Bahia, é a pior cidade do país para viver


Único entre os 417 municípios baianos a ocupar a faixa de “baixo desenvolvimento” – seleto grupo do qual fazem parte apenas seis das 5.568 cidades brasileiras – Tremedal, no sudoeste da Bahia, é o retrato do descaso e do esquecimento. A cidade ocupa o último lugar, dentre todas as cidades brasileiras, no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. O destaque negativo é a geração de emprego e renda, com índice de 0,1073. O prefeito José Carlos Bahia (PP), que passa mais tempo em Vitória da Conquista, onde nasceu e também tem casa, disse que a cidade não gera emprego porque passa por problemas de seca todo ano, o que não atrai indústria. “Qual empresa se instalaria numa cidade com estiagem todo ano? Sem água não tem indústria”, lamenta o prefeito. Jovens como a estudante Suelen de Albuquerque, 20, buscam ocupação na cidade, onde, segundo o IBGE, a taxa de desemprego era de 10,85 em 2010. “Minha esperança é que o próximo governo faça cursos profissionalizantes”, disse Suelen. ( A Tarde )

Jacobina: Homem é morto a golpes de foice no Mutirão Novo.

Por volta das 23he30 minutos do ultimo sábado (01) a policia esteve registrando um homicídio na Rua – E no bairro Mutirão Novo em Jacobina, a vitima Waldecy José dos Santos 31 anos recebeu dois golpes de foice, um no pescoço e outro na altura dos olhos vindo a falecer no local segundo Perito Técnico Gideão R.S.




O Delegado de Policia Dr. Damião Lacerda juntamente com investigador Claudio Carvalho estão investigando o caso, a Policia Técnica esteve buscando pistas sobre o caso, um morador informou para a polícia que a vitima estava com um homem identificado com Tito Gama, a policia esta investigando e poderá chegar ao autor do crime a qualquer momento.


Diário da Chapada