terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Nasa desmente rumores sobre o fim do mundo

 


A Agência Espacial Americana (Nasa) decidiu desmentir os rumores sobre o fim do mundo que circulam na internet. De acordo com uma reportagem publicada no site da BBC nesta sexta-feira (30), os cientistas disseram que a decisão foi tomada depois que a agência recebeu centenas de cartas perguntando sobre ameaças que podem destruir o mundo em 2012.

Segundo o astrobiologista David Morrison, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, a maior preocupação da agência espacial são as mensagens enviadas por crianças e as histórias sobre famílias que pensam em se suicidar para escapar do apocalipse. Ele citou um caso de uma família que planeja matar os filhos para que eles não presenciassem o fim do mundo.

“O que é uma piada para muitos e um mistério para outros está preocupando de verdade algumas pessoas e por isso é importante que a Nasa responda a essas perguntas enviadas para nós”, disse Morrison. De acordo com a Nasa, não há nenhuma ameaça à Terra. Em uma página no site da agência, os cientistas dizem que os rumores sobre o fim do mundo começaram com uma história sobre Nibiru, um planeta descoberto pelos sumérios, colidiria com a Terra.

A catástrofe estava prevista para março de 2003, mas acabou adiada para o dia 21 de dezembro de 2012 e passou a ser relacionada ao fim de um ciclo do calendário Maia, que previa o apocalipse para essa data. Os cientistas ainda afirmam que nenhum dos rumores sobre possíveis apagões entre os dias 23 e 25 de dezembro e alinhamento dos planetas é verdade. “Se Nibiru ou o Planeta X fossem reais e estivessem se deslocando em direção à Terra para colidir com o planeta em 2012, astrônomos já estariam conseguindo observá-lo há pelo menos uma década e agora ele já estaria visível a olho nu”, dizem os pesquisadores no site da agência
( Época )

Bahia tem seis municípios entre os 15 piores do país



“Ah, minha filha. Arrumar emprego aqui é difícil demais. O povo vai todo pra São Paulo”. O depoimento de dona Lindaura Vieira de Souza resume a situação do município onde ela mora: Tremedal, na Chapada Diamantina. A cidade é a pior em desenvolvimento econômico de todos os 5.565 municípios existentes no país, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), um estudo anual da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Além de Tremedal, outros cinco municípios baianos  estão entre os 15 piores do Brasil: Gongogi, Mansidão, Pilão Arcado, Arataca e Tabocas do Brejo Velho (ordenados do pior para o melhor colocado). Para determinar o índice de desenvolvimento dos municípios, a Firjan considerou três indicadores: emprego e renda, educação e saúde, atribuindo notas de 0 a 1 a cada um deles. Os dados se referem ao ano de 2010. 
No caso de Tremedal, por exemplo, o índice mais crítico foi o de emprego e renda, que obteve nota 0,1. A dona Lindaura do início do texto conta que emprego por lá, só na prefeitura. “O resto é só lojinha, lanchonete... não rende nem um salário mínimo”. Ela tem três filhos, mas nenhum mora na cidade.

"Estão todos trabalhando em São Paulo. Já conseguiram comprar casa, carro. Estão todos bem, graças a Deus", comemora a dona de casa, que também vivia em São Paulo, mas teve que voltar há alguns meses para cuidar dos pais idosos.
O prefeito de Tremedal, José Bahia (PP), confirma cada palavra de dona Lindaura. “Aqui não tem investimento privado nenhum. Dos 17,7 mil habitantes, 1,5 mil trabalham na prefeitura e outros 4 mil vivem do Bolsa Família. A maioria vai embora para São Paulo, sempre foi assim” , relata. Segundo ele, a maior dificuldade está no clima da região: “O município fica no semiárido, e 60% da população vive na zona rural. Como temos grandes problemas com a seca,com a falta d´água, fica difícil administrar", relata Bahia.
Bahia melhorou, mas não tem áreas de alto desenvolvimento
Comparando os resultados do IFDM de 2000 e 2010, pode-se observar que houve uma evolução positiva da Bahia neste período, conforme mostram os mapas abaixo. O crescimento é nítido pela quase extinção dos municípios de baixo desenvolvimento de um mapa para o outro, representados pela cor vermelha. Por consequência, houve um aumento de áreas de desenvolvimento regular e moderado, preenchidas na ilustração com as cores amarela e azul claro, respectivamente.
No entanto, se for analisada só a saúde, o mesmo mapa apresenta alguns pontos de alto desenvolvimento, embora bem menos do que os encontrados nas regiões Sul e Sudeste. Em contrapartida, se for avaliado apenas o item Emprego e Renda, o mapa do estado fica quase todo vermelho, com pontos amarelos, e outros poucos azuis.

Cerveja combate o diabetes e não causa barriguinha, diz pesquisa


Um estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, garante que beber de dois a três copos de cerveja por dia faz bem à saúde. O hábito, segundo os especialistas, ajuda a combater a diabetes e a hipertensão.
A cerveja contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio, nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Os cientistas também constataram que a bebida não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal, a famosa barriguinha de chope.
Ainda segundo o estudo, a cerveja tem apenas 200 calorias por copo, que é o mesmo de uma xícara de café com leite. Os médicos envolvidos no estudo espanhol recomendam também a prática de atividades físicas regulares e a ingestão de uma dieta saudável para combater o diabetes e a hipertensão.

Interior da Bahia registra três crimes contra agências bancárias em um dia

Assalto (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Em Encruzilhada, dois gerentes foram feitos reféns
(Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Três casos de crimes contra agências bancárias envolvendo sequestro de funcionários foram registrados nesta terça-feira (4), no interior da Bahia. Com estes, já são seis casos em dois dias. Levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários da Bahia aponta 159 crimes relacionados a instituições financeiros em todo o estado no ano de 2012.
Um dos crimes ocorreu na cidade de Encruzilhada, a cerca de 645 km de Salvador. Dois gerentes foram feitos reféns na noite de segunda-feira (3) e passaram a madrugada em poder dos criminosos. Um dos reféns foi liberado pelo bando para que fosse até a a agência realizar um saque pela manhã desta terça-feira. No meio da ação, a polícia recebeu a denúncia sobre a estratégia da quadrilha e acionou reforços para cercar a cidade na tentativa de localizar os suspeitos.
A polícia acredita que a movimentação dos agentes tenha chegado ao conhecimento dos sequestradores, que desistiram da ação e deixaram o gerente mantido refém em uma estrada vicinal fora da cidade. As duas vítimas foram encaminhadas à delegacia para prestar depoimento. Eles não ficaram feridos. A quadrilha conseguiu fugir sem levar nada.
Mundo Novo
A agência do Banco do Brasil da cidade de Mundo Novo, na Chapada Diamantina, foi assaltada no final da manhã desta terça-feira, segundo informações da polícia local. Cerca de 10 homens chegaram em dois carros e invadiram a agência. Na fuga, eles levaram dois funcionários como reféns, de acordo com a delegacia de Polícia Civil. O grupo também conseguiu levar dinheiro, mas a quantia ainda é desconhecida.
Os reféns foram soltos por volta das 13h e não tiveram ferimentos, informou a delegacia de Mundo Novo. De acordo com a polícia, tiros foram disparados pela quadrilha durante a fuga. Policiais da cidade receberam reforço e iniciaram buscas pelos suspeitos. Até por volta das 18h20, ninguém havia sido localizado.
Iramaia
A gerente do Banco do Brasil de Iramaia, cidade localizada também na Chapada Diamantina, foi sequestrada na manhã desta terça-feira (4) para que o dinheiro da agência fosse entregue a criminosos. De acordo com informações da polícia local, a quadrilha sequestrou a vítima no povoado de Rumo, pertencente à cidade de Itaeté, que fica a cerca de 8 km de Iramaia, e ordenou aos funcionários do banco que levassem o dinheiro para eles no povoado de Bananeiras, que também fica em Itaeté.
A polícia informou que a gerente foi liberada após o dinheiro ser entregue. A vítima não teve ferimentos. A agência onde ela trabalha foi fechada nesta terça-feira. Segundo a polícia, ainda não há informações sobre a quantidade de suspeitos que participaram da ação nem do valor levado. Ninguém foi preso e a polícia realiza buscas pelo grupo na região.
Crimes contra bancos
Entre os meses de janeiro e início de dezembro de 2012, foram registrados 130 ataques a agências bancárias no interior e 29 em Salvador, segundo dados divulgados pelo Sindicato dos Bancários do estado.
Entre as ocorrências, estão explosões em caixas eletrônicos (36); assaltos (53) e arrombamentos (48). Somente no mês de novembro, foram contabilizados 20 crimes contra instituições financeiras fora de Salvador. Na capital baiana, foram registrados 29 casos até agora.


BANDO ARMADO ASSALTA NA MANHA DESTA TERCA FEIRA BANCO DO BRASIL DE MUNDO NOVO.

Foto: Reprodução
Informações colhidas junto a delegacia da cidade dão conta que cerca de 12 elementos fortemente armados e encapuzados entraram na agência e anunciaram o assalto por volta das 11h30 desta terça. A ação durou cerca de 25 minutos e segundo consta vários tiros foram deflagrados durante o assalto, mas ninguém ficou ferido. Os bandidos fugiram em um Voyage e um Uno de dados não anotados sentido a cidade de Morro do Chapéu pela estrada do Feijão. Segundo a polícia, o gerente, um segurança da agência e mais três funcionários foram levados como reféns, mas segundo a polícia, foram liberados no povoado de Ingazeira, município de Tapiramutá. Não se sabe ainda se eles já foram liberados Neste exato momento policiais civis e militares de Mundo Novo e cidades circunvizinhas realizam buscas na região. A quantia levada pela quadrilha não foi divulgada. As investigações estão a cargo do delegado José Adriano da Silva, titular da delegacia de Mundo Novo, que pertence a 1ª COORPIN de Feira de Santana.

Preso tenta fugir, mas acaba entalado em buraco na parede da cela em GO

 Um preso tentou fugir da cela e acabou ficando preso no buraco que foi feito pelos detentos para a fuga. O caso aconteceu na Cadeia de Ceres, a 183 km de Goiânia, na noite de segunda-feira (3). Um dos presos conseguiu fugir.

De acordo com o tenente Tiago Costa do Corpo de Bombeiros, o buraco foi feito usando um cano de metal do chuveiro da cela. Segundo informações da corporação, o primeiro detento conseguiu passar pelo buraco, mas o segundo ficou preso.


 “Ele tem o porte físico maior. É mais alto. E os outros tentaram empurrá-lo. Daí, ele não saía e nem entrava mais. Ficou com o corpo pela metade. Ele começou a gritar de dor, e a corporação e a Polícia Militar foram acionadas”, disse o tenente.


Os bombeiros usaram uma pequena marreta para furar a parede e outra ferramenta para cortar as ferragens e retirar o detento. Ele teve escoriações pelo corpo, foi atendido e voltou para a cela, onde, segundo o Corpo de Bombeiros, estava uma mala com suas roupas. O detento que fugiu ainda não havia sido recapturado até a manhã desta terça-feira (4).


As informações são do G1. Fotos: Dudu Bala/ Jornal Populacional

Caso Monte Santo: Pais adotivos de Campinas entregam crianças da Bahia à Justiça


Adoção irregular em Monte Santo, Bahia (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Duas das cinco crianças retiradas à força dos pais biológicos da Bahia e entregues a famílias paulistas foram devolvidos à Vara da Infância e Juventud e de Campinas (SP) na tarde desta segunda-feira (3). O casal campineiro, que conseguiu a guarda dos garotos em um processo tido como irregular pela Justiça, cumpre a determinação do juiz de Monte Santo (BA) Luiz Roberto Cappio, que exigiu na terça-feira (27) que os cinco irmãos fossem devolvidos à mãe biológica.

As outras três crianças mais novas vivem em Indaiatuba (SP) e devem ser apresentadas ao juiz nesta terça. Segundo informações da Vara da Infância e Juventude de Campinas, até as 17h desta segunda, permaneciam no Fórum local o casal e as duas crianças para formalizar a entrega. Uma equipe de um abrigo de São Paulo será responsável por encaminhar os meninos até a capital nesta noite, onde eles reencontrarão com a mãe biológica, que viajou para São Paulo na sexta. Pela determinação do juiz baiano, as crianças permanecerão por 15 dias no local para se readaptar ao convívio dos pais biológicos.

Os três irmãos mais novos permaneciam com os pais adotivos de Indaiatuba (SP) até o fim da tarde desta segunda, mas a expectativa de uma das mães era de que ainda nesta data elas fossem procuradas para entregar as crianças. “Já conversei com meu filho. Mostrei na televisão a mãe dele e disse que ele vai passar férias com mãe porque ela está com saudade”, disse a mãe do garoto de 4 anos.
A Vara da Infância de Indaiatuba não forneceu informações sobre o processo. Uma das mães que conversou com o G1 reclamou sobre a dificuldade que eles têm enfrentado na Bahia para entrar com recurso. “Nós estamos sendo privados desse direito. No Fórum de Monte Santo nos informam que o processo não está lá”, disse.
O casal Silvânia e Gerôncio, pais das crianças, contaram que elas foram retiradas de casa em junho de 2011, pela polícia, após ordem do juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra, que na época atuava em Monte Santo. Dos cinco filhos do casal, dois mais velhos foram levados para Campinas. Os outros foram para Indaiatuba, cidade vizinha. G1.

GOIÂNIA: MISS DE 24 ANOS MORRE DURANTE CIRURGIA PARA IMPLANTE DE SILICONE.

Modelo Louanna Adrielle Castro Silva, de Jataí, em Goiás, morreu ao colocar silicone (Foto: Reprodução/Facebook)
A modelo Louanna Adrielle Castro Silva, 24, morreu no último sábado (1º) durante uma cirurgia plástica para implante de silicones nos seios em Goiânia. Ela teve uma parada cardíaca durante o procedimento, realizado no hospital Buriti, no bairro Parque Amazônia.
Miss Jataí Turismo deste ano, ela era atendida pelo médico Rogério Morale, que não conseguiu reverter o quadro. No hospital onde a cirurgia era realizada não havia Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O médico atende em Jataí (a 327 quilômetros de Goiânia), onde Louanna morava, mas a família dela alega que a cirurgia foi realizada na capital justamente por causa da UTI. O marido da vítima, Giuliano Cabral Chaves, 35, diz que Morale não cumpriu o combinado e ofereceu um serviço que não possuía a UTI.
O médico não foi encontrado para comentar a morte da paciente. Em Goiânia, ele atende no Hospital Master de Cirurgia Plástica e, em Jataí, na Clínica Notre Dame. O caso foi registrado pelo marido de Louanna no 5º Distrito Policial de Goiânia.
A família pede uma investigação sobre as causas da morte e contesta o laudo médico feito no Hospital Monte Sinai, para onde Louanna foi levada após a parada cardíaca, que apontava o consumo de drogas.
O marido da modelo pediu uma autópsia detalhada pelo Instituto Médico Legal. O corpo da jovem foi velado domingo e sepultado no cemitério São Miguel, em Jataí. TERRA.

JOVEM MORRE APÓS BATER COM MOTO EM POSTE NA ZONA RURAL DE CAÉM.



Por volta das 19h do sábado (01) José Paulo Cesário de Almeida 29, morreu vítima de um acidente de moto ocorrido na estrada do Gonçalo, próximo a comunidade de Lagedinho. Segundo seu pai, ele subiu em um barranco na estrada, perdeu o controle da moto e bateu em um poste. O rapaz teve traumatismo craniano foi levado as pressas para o Hospital Regional de Jacobina mas segundo consta já chegou sem sinais vitais.
Seu corpo foi encaminhado para o IML para realização de necropsia e liberado na tarde do domingo para sepultamento. Da redação.