quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Após audiência pública na AL-BA, entidades pedem ao STJ nova prisão do New Hit



Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa da Bahia, parlamentares, profissionais do Direito, gestores e militantes de movimentos sociais decidiram pedir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que cobre do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a prisão dos integrantes da banda New Hit. Em ofício encaminhado ao STJ, o grupo diz que a Corte baiana deve aplicar aos membros da banda de pagode a súmula que orienta que estupradores aguardem julgamento na prisão. A deputada Luiza Maia (PT), presidente da Comissão de Direitos da Mulher, que promoveu o evento em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Núcleo Negra Zeferina da Marcha Mundial de Mulheres, lembrou que “estupro é crime hediondo”. Em declaração ao Bahia Notícias a parlamentar disse que o objetivo da audiência é dar visibilidade ao caso para conseguir uma maior rapidez no julgamento. Os integrantes da Banda New Hit são acusados de abusar sexualmente de duas menores na cidade de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Ainda segundo a parlamentar, outras ações, entre elas vigílias em frente ao TJ-BA, também serão feitas para pressionar o Tribunal a antecipar a decisão. “O julgamento está marcado para o final de fevereiro, depois do Carnaval. Isso significa que eles poderão cantar normalmente na maior festa popular que temos. Não vamos permitir”, prometeu. (Bahia Notícias)

Policial é morto com tiros na cabeça em tentativa de assalto em Sussuarana

Um soldado da Polícia Militar de 40 anos morreu após ser baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto no bairro de Sussuarana, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (12), de acordo com informações do posto policial do Hospital Roberto Santos, para onde a vítima foi socorrida por uma viatura da 48ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
O soldado Carlos Torres dos Santos, que atuava há 16 anos na 48ª CIPM, foi atingido por dois tiros na cabeça na Rua Direta de Sussuarana, em frente ao Fórum Teixeira de Freitas, após deixar a agência do Bradesco por volta das 15h. Ele estava de folga e não utilizava a farda da corporação. Segundo a Polícia Militar, os bandidos não conseguiram levar nada do soldado.
Ainda não há informações sobre a autoria dos disparos, mas policiais realizam rondas pela região em busca de suspeitos. A Polícia Militar divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do soldado. Confira na íntegra abaixo.
NOTA DE PESAR

É com pesar que a Polícia Militar da Bahia informa o falecimento do soldado Carlos Torres dos Santos, 40 anos, na tarde desta quarta-feira (12), vítima de uma tentativa de roubo em frente a uma agência bancária no bairro da Sussuarana. Carlos era lotado na 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Sussuarana e estava há 16 anos na Corporação. 
 
Carlos, que estava de folga do serviço no momento da ação, foi socorrido para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos. 
 
 
Salvador, 12 de dezembro de 2012.

CORREIO

JACOBINA: FAMÍLIA DE ITAITÚ PROCURA POR JOVEM DESAPARECIDA.

A família da jovem Maria Aparecida Almeida da Silva, de 17 anos, procura por informações que ajudem na sua localização. Segundo seu pai, Sr Roque Barreto, a filha saiu da casa da família, no Sítio Muniz, em Itaitú, município de Jacobina, na segunda-feira, dizendo que iria ajudar na arrumação do colégio da comunidade e não mais foi vista. Segundo consta, ela não apareceu nem mesmo na festa de formação do segundo grau no colégio de Itaitú, que aconteceu nesta terça-feira passada. Seu roque relatou que quando sumiu ela usava uma saia vermelha e uma blusa r0sa. Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone 74 3624 2031, falar com Elaine.

Seu Roque, pai de Aparecida.

CORRETA BITREM PEGA FOGO PRÓXIMO DE BARREIRAS.

Uma carreta Scania Bitrem incendiou-se parcialmente na madrugada desta quarta-feira, 12, por volta da 1h50, no km 754 da BR-242. Segundo informações do condutor do bitrem, Edgar Rissato, o mesmo foi surpreendido quando avistou o semi-reboque, com placa JRQ-7803/RS, pegando fogo. Rapidamente, o mesmo desengatou e conseguiu a tempo salvar o cavalo trator e o reboque do veículo. A causa, segundo Edgar, pode ter sido um rolamento da roda que travou, ocasionando o incêndio. O veículo estava carregado de soja, parte da carga ficou esparramada na rodovia. A pista, no sentido Salvador, ficou parcialmente bloqueada por várias horas, até o término do fogo e a retirada da carga. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local do acidente. Não houve vítimas, apenas danos materiais. Blog do Sigi Vilares.

Presos fogem e deixam recado para que celas sejam 'reforçadas' na Bahia.

Presos fugiram e deixaram bilhete para a polícia da BA (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias)
Quatorze presos fugiram da delegacia de Brumado, no sudoeste da Bahia, na tarde desta terça-feira (11), de acordo com a polícia da cidade. Os homens serraram uma das celas, arrombaram cadeados e abriram um buraco em uma das paredes, com o auxílio de uma barra de ferro, quando pularam um muro e conseguiram fugir, informou a delegacia.
Ainda segundo os policiais, na saída eles ainda deixaram um bilhete pedindo que as celas sejam reforçadas na unidade. "Isso é para que se veja o que passamos aqui com esses presos. Fazemos o concurso para policial, mas trabalhamos como agentes de carceragem", desabafou um dos policiais, que preferiu não ser identificado. 
Polícia faz diligências à procura dos foragidos (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias)
Os agentes explicaram que os presos estavam em protesto desde a segunda-feira (10), quando não se alimentaram e pediram a presença de um juiz para avaliar as condições do local. A fuga foi vista por um funcionário que chegava para trabalhar, mas o agente não conseguiu capturar nenhum dos foragidos. 
A polícia informou que, cerca de quatro horas após a fuga, um dos detentos, que responde por crime de tráfico, retornou à unidade. "Soubemos que a mãe dele o orientou a retornar e cumprir sua pena", informou o agente Aguinaldo Rocha. 
De acordo com as informações de Rocha, que também é coordenador da custódia da unidade, a delegacia tem quatro celas e capacidade para 16 homens, mas 35 detentos estavam custodiados no local no momento da fuga. 
G1

ELEMENTOS ARMADOS ASSALTAM MOTORISTA NA ZONA RURAL DE CAMPO FORMOSO

Compareceu ao complexo policia de Campo Formoso para registrar queixa, o motorista ALEXANDRO DE FRANÇA REIS. O mesmo comunicou a policia que é funcionário de uma Empresa de senhor do Bonfim, e seguia em seu veiculo saveiro de placa JNU 3523, para fazer o pagamento de funcionários na localidade de Baixo interior de Campo Formoso, No trajeto, segundo a vítima, ele foi Abordado por dois elementos armados com Revolver e a cara coberta com uma camisa que lhe anunciaram o assalto, levando dele o valor de 7.000,00 (sete mil reais) que seria para efetuar o pagamento dos funcionários. Em seguida os bandidos fugiram tomando destino ignorado. Os elementos ainda teriam ordenado que a vitima seguisse a pé até a localidade de Baixio. Emcimadanoticia1