quarta-feira, 17 de abril de 2013

Senhor do Bonfim – chuva forte provoca alagamentos e derruba casa

chuva bonfim


Entre o final da noite de ontem (16) e o início de madrugada desta quarta-feira (17) choveu forte em Senhor do Bonfim. De acordo com a agência Clima Tempo, choveu mais de 26 milímetros.
Em bairros como Beco fino, Lagoa, Irecê e toda região do canal da malária as residências foram invadidas pela água, o conhecido canal da malária chegou a transbordar com a chuva.


casa desaba


Casa desaba – Enquanto muitos comemoram as chuvas maravilhosas que caíram na noite dessa terça-feira em Senhor do Bonfim, uma família vivencia o drama do descaso, ao ver sua casa parcialmente ao chão.
As águas que derrubaram as paredes se aglomeraram pelo quintal de uma residência ao lado, vindo das enxurradas formadas das imediações do terminal rodoviário e Rodovia Lomanto Júnior, e adentraram no quintal da casa vizinha por um rebaixamento feito no meio fio, numa espécie de garagem, acumulando na parede do quarto da casa da senhora Gláucia, estourando a estrutura das paredes, que vieram ao chão junto com entulhos, pedaços de madeiras, invadindo toda a casa derrubando outra parede da sala.  
casa bonfim 


O Vereador Ivan Barbosa esteve no local e disse que agora é contactar as Secretarias de Infraestrutura e Ação Social, para que sejam adotadas medidas para atender a família prejudicada, e as demais residências abaladas.
Em outros trechos da cidade, a lama invadiu residências, tais como na Rua Tom Jobim, no Bairro Alto da Maravilha, e na Praça Simões Filho no Centro da cidade
. Fonte: Blog do Cleber Vieira e  Maravilha Noticia

Um tenente da Polícia Militar morreu na manhã desta quarta-feira (17), após a viatura na qual ele estava realizar uma ultrapassagem e colidir de forma frontal com um caminhão, na BR 407, município de Ponto Novo, por volta das 7h.



Emílio Elói Soares, 50 anos, não resisitiu aos ferimentos e morreu no local. Já Roberto Alves de Souza, 40 anos, integrante da Polícia Caatinga da cidade de Juazeiro - que estava na viatura e Giorlan de Almeida Matos, 38 anos, condutor do caminhão NTJ 1301 (Salvador),  foram atendidos no setor de emergência do Hospital Nossa Senhora de Fátima em Ponto Novo. O policial já foi transferido para o Hospital Regional de Senhor do Bonfim e o estado de saúde dele é estável.

Já um outro policial e que ainda não teve a identidade revelada, teve ferimentos leves e está internado no hospital de Ponto Novo.

Segundo a polícia, que lamenta a morte do colega, ainda não há informações sobre o local e horário do velório de Elói. O corpo do soldado ainda se encontra no Insituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim.
Foto: Adelmo Miranda
Fonte:Calila Notícias

Candeias: após vazamento de gás, moradores são socorridos a hospitais

amu 
 
Um vazamento de gás provocado por uma das três empresas (Proquigel, Braskem e Bahia Gás), instaladas nas mediações da localidade de Pasto de Fora, distrito de Candeias, deixou os moradores da localidade com sérios problemas respiratórios. Segundo a líder comunitária do distrito, Nilza, o vazamento começou por volta das 11h da manhã desta terça-feira (16), num local ainda não identificado pelos funcionários das empresas.
 
O mau-cheiro provocou ânsia de vômito, náuseas, forte dores de cabeça e desmaio. A líder comunitária acredita que aproximadamente 50 pessoas foram levadas ao hospital, inclusive ela. “Eu estou com medo de ficar, pois está tudo parado e o mau-cheiro continua forte. Por favor, venham aqui no distrito”, apelou dona Nilza. Dois carros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local do acidente para socorrer as vitimas.
 
Já no Hospital Ouro Negro de Candeias e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o movimento era intenso. Pessoas trazidas pelos carros da SAMU e veículos particulares fazia fila nos corredores para serem atendidas. Alguns foram levados para o Hospital Medicina Humana e Clinica Maria Albano (Clima), ambos localizados em Candeias.
 
Técnicos da Proquigel fizeram varredura no local na tentativa de descobrir onde havia acontecido o vazamento, mas sem sucesso. “Eles disseram que não tinham encontrado o tubo e suspenderam as buscas”, lamentou Dona Nilza. Os funcionários da empresa prometeram voltar ao local na manhã desta quarta-feira (17).

Índios invadem plenário da Câmara para impedir votação


Centenas de índios de etnias distintas invadiram o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, no início da noite desta terça. O grupo passou o dia nos corredores do Congresso Nacional pressionando contra a votação de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que transfere a prerrogativa de demarcação de terras da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Legislativo.

Durante o dia, os indíos realizaram protestos pacíficos, com danças e faixas, mas, no início da noite, o clima ficou tenso: o grupo passou a pressionar os seguranças da Casa contra a porta principal do plenário. Com o risco de os vidros da entrada quebarem, os seguranças - a postos em duas fileiras de contenção - não conseguiram manter os manifestantes afastados. Ao invadirem o plenário, os índios provocaram a fuga de parlamentares.

No momento da invasão, a sessão plenária era presidida pelo deputado Simão Sessim (PP-RJ), que, imediatamente, suspendeu os trabalhos “por falta de condições”. Na sequência, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se propôs a mediar uma negociação em troca da desocupação do plenário. “O respeito pelo plenário é inegociável. O espaço do plenário já foi de um tempo muito difícil”, disse o parlamentar no discurso em que exigia a liberação do espaço ocupado. A ocupação durou cerca de 40 minutos. Depois, o grupo foi realocado para o Salão Verde, em frente ao plenário.


VEJA