terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Pesquisa aponta que pessoas não apegadas ao celular são mais felizes que aqueles que sempre estão conectados


Foto: Reprodução

É comum pensar que pessoas que não largam o celular possuem uma vida social badalada. No entanto, os viciados que não largam o aparelho nem sequer por alguns minutos podem ser mais infelizes do que os não tão apegados, é o que diz um estudo. De acordo com a pesquisa, usuários ávidos do celular e de redes sociais sofrem de ansiedade.
 
Os pesquisadores analisaram o caso de 500 estudantes, contabilizando dados como quantidade de uso diário do celular, produtividade diária e até a perspectiva de vida destes jovens. O resultado foi um tanto surpreendente – ao invés de se sentirem mais conectados aos seus amigos, o uso constante do celular causou aumento de ansiedade por se sentirem na obrigação de estar sempre em dia com tudo que está acontecendo.
 
O achado dos cientistas Jacob Barkley, Aryn Karpinski e Andrew Lepp, da Kent University, em Ohio, EUA, vai contra outra pesquisa que afirma que o uso constante do celular melhorava interações sociais e reduzia a solidão.
 
“As redes sociais me prendem muito ao meu celular. É como se eu tivesse uma obrigação a mais”, disse um dos estudantes. Outro reclamou que o celular o tornava muito acessível a qualquer hora, enquanto ele deveria estar mais focado em outras tarefas. Andrew Lepp ainda comenta: “Não existe “eu” ou um tempo só na vida de alguns desses estudantes, e é essencial para a saúde mental que o ser humano tenha um tempo dedicado a ele somente. É quando o cérebro analisa tudo o que aconteceu e processa essas informações, diminuindo estresse”.
 
Os estudantes que participaram da pesquisa tinham entre 18 e 22 anos, e foi utilizado métodos científicos para relacionar os níveis de ansiedade com o nível de satisfação que eles tinham com os eventos do dia-a-dia. “A obrigação de responder mensagens e estar em contato constante gera ainda mais estresse na rotina”, conclui Andrew.
 
Não é difícil encontramos por aí pessoas que não largam o celular por nada, seja em bar, festa, no trabalho, no horário de almoço e mesmo em casa quando estão com familiares. Este vício gera muita preocupação, pois tira valor da conversa casual e pode encurtar laços sociais ao invés de aumentá-los. E você, é viciado no seu smartphone? Fica esperto! As informações são do site Areah.

Adelço Mota fala sobre a vinda das chuvas após longo período de estiagem

Na noite desta segunda, 16, o médico Dr Adelço Mota postou na sua página na rede social Facebook uma mensagem, relatando a esperança que resurge com a vinda das chuvas na região de Jacobina. No texto o médico que é pecuarista diz:
"A vida ressurge depois de longo martírio. A natureza se mostra em seus mínimos detalhes. Desde um pequeno girino que aparece não se sabe de onde ao pé de umburana que se veste de tímida folhagem.
 O aroma agradável de uma pura combinação de vitalidade em verdadeira explosão de energia toma conta do ar. Você sente a presença de um Criador que não desampara a inocente lagartixa e nem o tatu que trabalha em silencio nos formigueiro e cupins. É a vida de volta para quem merece viver".
Augusto Urgente!