sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Barragem transborda e deixa 50 pessoas desalojadas em Brumado

Lay Amorim/Brumado Notícias

Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 Às fortes chuvas que atingem a região sudoeste da Bahia há 13 dias já desabrigaram cerca de 50 pessoas na cidade de Brumado. A situação da cidade foi agravada porque foi preciso abrir as comportas da Barragem de Truvisco, localizada em Calculé, desde sexta-feira (20), o que aumentou a intensidade do Rio Antônio, que passa pelo local.
 
A prefeitura informou que a água derrubou muro da estação de tratamento de Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), misturando a água do rio com o esgoto. Pelo menos 12 famílias foram retiradas das casas próximas ao rio para que a enxurrada não os atingisse. Elas estão abrigadas em uma escola da região até que a chuva amenize.
 
O secretário de Infraestrutura de Brumado, André Cardoso, informa que a Defesa Civil da cidade monitora o volume do rio, que parou de subir. Algumas casas históricas situadas no centro ficaram destruídas e tiveram que ser demolidas na manhã desta quinta-feira (26). Não foram registradas mortes e ninguém ficou ferido.
 
"Essa barragem tem 14 anos que não sangra. Há muito tempo não vimos uma coisa dessas na região. A Defesa Civil está fazendo o monitoramento constante na beira do rio. Brumado não tem esgotamento sanitário, somente 2% da cidade é atendida pela Embasa, apenas o bairro São Jorge. Todo o esgoto da cidade é jogado no Rio do Antônio", contou o secretário.
 
 Com informações do G1.

Noivos morrem e três ficam feridos em batida de carro na BR-101

Foto: Anacley Souza / Site Voz da Bahia
Dois homens e uma mulher, noiva de um deles, morreram em acidente de carro que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (26), na BR-101, no trecho de Governador Mangabeira, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
 
Dois carros de passeio bateram de frente. Os dois homens dirigiam os veículos e tinham 44 e 27 anos. A idade da mulher não foi informada pela polícia.
 
Outras três pessoas ficaram gravemente feridas, entre elas, a mãe de um dos homens, e foram socorridas para hospitais da região. As informações são do G1.