terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Jacobina: Idoso é agredido após se negar a pagar cerveja que não consumiu em Palmeirinha

03/01/14 - Por volta das 8h desta segunda, 03, encontramos na portaria do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho o Sr Hélio Ribeiro dos santos, 66 anos, que foi vítima de agressão física no último sábado (01) no povoado de Palmeirinha em Jacobina.
Seu Hélio que é popularmente conhecido em Palmeirinha como Téo, disse que estava na porta de um bar sentado e alguns jovens bebiam e conversavam. Seu Hélio disse que quando os jovens saíram o responsável pelo estabelecimento conhecido como Zé da Água dirigiu-se a sua pessoa e disse que os jovens tinham deixado 2 cervejas pra que o mesmo pagasse. Seu Hélio retrucou que não iria pagar, pois não tinha bebido e nem autorizado a liberar cerveja pra ninguém. 
Segundo informa o idoso neste momento o responsável pelo bar o Zé da Água lhe agredido violentamente com um murro no rosto, onde teve sangramento e o nariz quebrado.
Nesta manhã de segunda (03) seu Hélio aguardava um advogado para ir realizar exame de corpo de delito e registrar uma queixa contra o seu agressor na Delegacia em Jacobina. Revoltado com a covardia, e com os olhos roxos seu Hélio dizia que não estava conseguindo nem beber água.
Fonte: Augusto Urgente!

Pato-de-crista, foi fotografada em lagoa na zona rural de Serrolândia e já é alvo de caçadores!


O pato-de-crista tem 70-80 cm de comprimento, um dos maiores da espécies, sendo as fêmeas pelo menos 10 cm menores que os machos. A espécie tem dimorfismo sexual significativo. O macho tem plumagem branca na barriga, peito e pescoço, com o dorso e asas pretos com reflexos de cor roxa. Na época de reprodução, a cabeça e a zona inferior da cauda (normalmente brancos) adquirem tom amarelo. A característica mais distintiva dos machos é a presença de uma crista achatada lateralmente na zona superior do bico, que dá o nome à espécie. A fêmea não tem esta crista e apresenta plumagem mais opaca, sem as iridiscências roxas nas asas.


Ave migradora, podendo atingir distâncias até 2.200 milhas. São anatídeos tropicais de índole pacifica. É a única espécie do género Sarkidiornis. É uma espécie de hábitos gregários, que pode ser encontrada em grandes bandos, por vezes separados entre sexos. Também são conhecidos como : pato-de-crista, ou putrião, pato-de-caiena e pato-castelhano.
Durante a época de reprodução, os patos-de-crista juntam-se em grupos mais pequenos de 3 a 4 casais. Embora sejam essencialmente monogâmicos, por vezes há formação de pequenos haréns, com 2 a 3 fêmeas por macho. A época de reprodução varia de acordo com a distribuição geográfica, mas tende a coincidir com a época das chuvas. Os ninhos são construídos em cavidades de árvores localizadas perto da água e forrados com penugem. Cada postura contém em média 6 a 8 ovos. Em anos de abundância foram registadas posturas excepcionais de 20 ovos. A incubação e cuidados parentais são da responsabilidade exclusiva da fêmea. A incubação leva entre 28 a 30 dias. Os juvenis permanecem no ninho por 9 a 10 semanas, após o que saltam do ninho diretamente para a água.
O pato-de-crista é onívoro e alimenta-se de vegetação aquática, suplementando a dieta com pequenos artrópodes aquáticos e moluscos.
Habita zonas alagadas, pântanos, e margens de rios, onde haja suficiente vegetação aquática.
O Portal de Serrolândia, pede encarecidamente aos caçadores, que procurem conservar ao menos essa magnifica ave!