quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Após morte de Eduardo Camos, PSB poderá escolher novo candidato à Presidência em até 10 dias; Marina Silva é a indicada

Com a morte de Eduardo Campos nesta quarta-feira (13) em um acidente de avião (veja aqui), o PSB poderá escolher em até 10 dias um novo nome para concorrer à Presidência da República pelo partido. De acordo com a legislação eleitoral, é “facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o término final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado”. Ainda conforme a lei, o registro do novo candidato precisa ocorrer até 10 dias depois do fato que deu origem à substituição. De acordo com dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral, a Executiva do PSB deverá se reunir para escolher o substituto e apresentar o novo registro à Corte. "O partido convoca uma convenção e pode substituir o candidato em 10 dias contados de hoje", disse o ministro do TSE João Otávio de Noronha, que também lamentou a morte de Campos. "É uma tragédia", afirmou. A ex-senadora Marina Silva, que era candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, poderá ser mantida na mesma posição na disputa ou se tornar a candidata do partido à Presidência. "A substituição deverá fazer-se por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o partido ao qual pertencia o substituído renuncie ao direito de preferência", diz a lei.Imagem: Google/Fonte: LR Notícias/Diniz k-9

Infestação de piolho deixa 357 alunos sem aulas no interior de SP

Uma infestação de piolhos deixou 357 crianças sem aulas na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Vicençoti, em Santo Antonio de Posse (a 138 km de São Paulo), nesta semana.
As atividades escolares estão suspensas por três dias -- a partir desta quarta (13) até a próxima sexta-feira (15) -- para que uma dedetização seja feita na unidade. Na noite de terça-feira (12), a diretora da escola fez uma reunião para notificar os pais sobre a decisão de reagendar as aulas para o próximo sábado (16), após a dedetização.
"Pensamos em repôr as aulas na primeira semana de outubro, mas decidimos fazer a reposição no próximo sábado (16) para agilizar o processo", disse a supervisora de ensino do município, Nilmara Regina Nogueira.
De acordo com a supervisora, além de evitar que os alunos sofram ainda mais com a infestação, o cancelamento das atividades precisa ser feito por causa do mau cheiro do produto utilizado na dedetização. O procedimento será feito por uma empresa contratada para combater a infestação de piolhos, que estão alojados principalmente na quadra da escola.
Fabiana MarcheziDo UOL, em Campinas (SP)

BA: PM vai convocar mais 700 aprovados em concurso público

O Governo do Estado vai convocar mais 700 candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia (PM). A convocação, que será publicada até meados da próxima semana, no Diário Oficial do Estado (DOE), totaliza 3.295 novos policiais convocados nos últimos dez meses, desde que foi divulgado o resultado final do concurso. O total de convocados é 65% maior que as duas mil vagas iniciais previstas em edital. Os novos convocados terão como próximas etapas a entrega de documentos, realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. Os futuros soldados bombeiros e policiais militares passarão pelo Curso de Formação de Soldados (CFS) e a partir de 2015 já estarão nas ruas. Esta terceira convocação foi viabilizada a partir da prorrogação da validade do concurso por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP), publicada no DOE em abril de 2014. O concurso público da Polícia Militar foi realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), sob organização da Fundação Carlos Chagas, e contou com 74.702 inscritos. As provas foram aplicadas no dia 9 de dezembro de 2012. *Acorda Cidade